International Urban
Development Association

INTA 45º Congresso programa

Lisboa – Costa do Sol – de 9 a 11 de março de 2023

“Da Cidade à Civitas”: cuidar da Cidade e devolvê-la aos seus

Quinta-feira, 9 de março

Câmara Municipal de Lisboa – Praça do Município, Lisboa

14h00 – 15h00 – Inscrições e receção dos participantes

 15h00 – 20h00 – Sessão de abertura e Tema 1

15h00 – 16h00 – Intervenções de Fernando Nunes da Silva (Presidente da INTA), Carlos Moedas(Presidente da CM de Lisboa), Isaltino Morais (Presidente da CM de Oeiras) e Teresa Almeida(Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo).

16h00 – 16h45 – Conferência inaugural – Alfonso Vegara (Arquiteto e urbanista, Presidente da Fundação Metropoli em Madrid, anterior presidente da AIU/ISoCaRP).

“A procura de novos equilíbrios territoriais: cidade e periferias tendo em vista espaços mais saudáveis e sustentáveis”.

16h45 – 17h30 – Conferência Temática – Francesc Ventura (Arquiteto e urbanista, fundador do gabinete “Eficiencia Locacional” em Barcelona, anterior diretor-geral de Arquitetura e Habitação do Governo da Catalunha, anterior presidente da FIHUOT).

 “A cidade pós-COVID: os novos desafios do ambiente e da mobilidade urbanos”.

17h30 – 18h30 – Tema 1: “Territórios e Saúde: bem-estar, inovação e agricultura urbana”.

Helle Juul (Arquiteta, Arkitekt MAA, Ph.D., CEO Juul/Frost Arkitekter, Copenhaga), Kerri Farnsworth(Urbanista, diretor fundador, doutoranda em Engenharia do Território, IST), Miguel Amado (Professor do IST – Universidade de Lisboa, investigador do CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability).

18h30 – 19h00 – Debate

19h00– 20h00 – Receção “Porto de Honra” oferecida pela Câmara Municipal de Lisboa.

20h15 – Saída de autocarros para os hotéis em Oeiras

Sexta-feira, 10 de março

Casa da Poesia ou Taguspark, Porto Salvo, Oeiras.

9h00 – 9h45 – Conferência temática – Hans Christian Christiansen (Assessor Sénior, Smart City Lab, Município de Copenhaga). 

“Gestão urbana mais inteligente, mais aberta e participativa”.

9h45 – 10h45 – Tema 2: “Participação pública e mobilização social na era digital para uma cidade mais saudável e coesa”.

Luis Buezo de Manzanedo (Sociólogo, representante de INTA para América Latina, mentor do Club de la Movilidad Sostenible), Robert Olivier (Cientista político e presidente da Fundação Jacques Cartier Centre, Montreal, Canadá), Diana Alejandra Rodríguez (Directora del Departamento Administrativo de la Defensoría del Espacio Público de Bogotá), Michel Sudarskis (Urbanista, secretário geral da INTA).

10h45 – 11h15 – Debate

11h15 – 11h30 – Pausa para café

11h30 – 12h15 – Conferência temática – Henk Bouwman (Arquiteto e urbanista, Secretário geral da METREX – Network of European Metropolitan Regions and Areas).

“Viver em cidades e metrópoles: que futuro?”

12h15 – 13h15 – Tema 3: “Habitação sustentável: regeneração urbana, sobriedade e políticas de financiamento habitacional acessíveis”

Christophe Lamontre (Arquitecto e urbanista, anterior gestor de ativos e diretor de gestão de projetos na RATP), Charles Lin (Vereador no município de Kaohsiung, Taiwan), Filipa Roseta (Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa para a Habitação), Joana Baptista (Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras).

13h15 – 14h15 – Almoço no local

14h15 – 15h00 – Conferência Temática – João Pedro Costa (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, anterior vereador da CM de Lisboa, arquiteto e urbanista).

“A cidade e a água: os desafios das alterações climáticas”.

15h00 – 16h00 – Tema 4 – “A cidade e a água: margens, costas, corredores azuis e verdes”. 

Isabel Loupa Ramos (Professora do IST – Universidade de Lisboa, investigadora do CITUA – Centro de Inovação em Território, Planeamento Urbano e Arquitetura), Rita Justesen (Diretora de Planeamento e Sustentabilidade, Cidade e Porto de Copenhaga), Myriam Arabian (Coordenadora Geral do Organismo Operador do Serviço de Limpeza do Município de Puebla e Encarregada de Despacho da Secretaria do Meio Ambiente), Carlos Correia (Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa).

16h00 – 16h30 – Debate

16h30 – 17h00 – Pausa para café

17h00 – 18h00 – Mesa Redonda: “Gestão de crises e projetos urbanos: outra possibilidade de complementaridade?” 

Maurice Charrier (anterior presidente da INTA, anterior presidente da Câmara de Vaulx-en-Velin e anterior vice-presidente do Grand Lyon responsável pelo Urbanismo e Política de Ordenamento do Território), Jakub Mazur (Presidente da METREX – Network of European Metropolitan Regions and Areas), Didier Drummond (Arquiteto e urbanista – a confirmar), Representante CM LisboaRepresentante CM de Oeiras.

Moderador – Michel Sudarskis (Urbanista, anterior secretário geral da INTA).

18h00 – 19h00 – Sessão de encerramento.

Fernando Nunes da Silva (Presidente da INTA, Carlos Moedas (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Isaltino Morais (Presidente da Câmara Municipal de Oeiras).

20h00 – 22h30 – Jantar do congresso – Adega do Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras (Inscrição prévia – 30€).

Sábado, 11 de março 

9h30 – 12h30 – Visitas de estudo alternativas (registo prévio):

  1. Zona ribeirinha de Lisboa e Distrito Parque das Nações ou Centro de Arranque e Inovação de Lisboa (a confirmar).
  2. Eixo pedonal e de bicicleta no parque do Jamor, zonas residenciais municipais em Politeira (Barcarena) e habitação para jovens em Oeiras.

Passeio de barco no Tejo com visita ao porto de Lisboa.

Share :

More Posts

45th Congress of INTA program

Lisbon and Oeiras – Costa do Sol / Sun Coast – from March 9 to 11, 2023. “From the City to the Civitas“: taking care of

45th Congress of INTA

Fernando Nunes Da Silva, President of the International Urban Development Association (INTA) announces that the 45th Congress will be held in Lisbon and Oeiras –